sábado, 18 de agosto de 2012



Ação do projeto leitura e escrita:produzindo os 

mais variados gêneros textuais com função 

                                      social


ALUNOS DA ESCOLA Dr. CARLOS ALBERTO -ANEXO
REALIZANDO MAIS UMA ATIVIDADE COM AUXILIO DO JORNAL IMPRESSO,REFERENTE  AS FIGURAS DE LINGUAGEM.





 A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos.A leitura é uma delas. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

    A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.Deste modo, pensar, conhecer, saber, intuir e ousar são as mais recentes palavras que devem  dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade. 

Para tanto deve-se observar também a forma, o comportamento do professor no processo  de motivação:



   [...] não consiste em que o professor diga: Fantástico! Vamos  ler! Mas que elas mesmas o digam ou pensem. Isso se consegue planejando bem a tarefa de leitura e selecionando com critério os materiais que nela serão trabalhados, tomando decisões sobre as ajudas prévias de que alguns alunos possam necessitar evitando situações de concorrência [...] e promovendo, sempre que possível, aquelas situações que abordem contextos de uso real, incentivem o gosto pela leitura  e façam o leitor avançar em seu próprio ritmo para ir elaborando sua própria interpretação – situações de leitura silenciosa [...] (KRIEGL, 2002)

        Sendo assim para falar em Educação como instrumento de ação reflexiva é preciso falar da importância da leitura na Educação. Importante porque a leitura como instrumento proporciona melhoria da condição social e humana.

                         




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