segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CULTURA POPULAR-FOLCLORE



Nascido a 13 de dezembro de 1912, no pé da serra do Araripe, divisa dos estados do Ceará e Pernambuco, o velho “lua”, apelido carinhoso que ganhou de Mário Lago quando de sua aceitação para labutar na saudosa Rádio Nacional, se tornou uma legenda insubstituível como resposta ao que efetivamente faz ser nordestino.Gonzaga foi a representação da alma do sertão, a essência máxima de um povo e de uma cultura extraordinariamente rica. O velho “Lua” trouxe para a música a simplicidade e o bucolismo de um sertão que marcou a infância e a juventude do eterno cantador que nunca esqueceu sua terra, o chão sagrado do semi-árido.

Luiz Gonzaga o Rei do Baião

Autor: ARIEVALDO VIANA

Eu admiro o cangaço

Apesar da violência

Dos engenhos o bagaço

Porque a minha vivência

Tem sido neste sertão

Pesquisando Lampião

Patativa e Conselheiro

Cultura que não se esmaga

E ouvindo Luiz Gonzaga

Nosso maior sanfoneiro


No município de Exu

Divisa com o Ceará

Nos sertões do Pajeú

Do Juazeiro pra lá

Nasceu este nordestino

Artista desde menino

Cantando xote e baião

Dia 13 de dezembro

De doze, inda me lembro

Nasceu o Rei do Baião

OS REGISTROS FEITOS AQUI FORAM REALIZADOS  PELOS ALUNOS DO 6º ANO-MANHÃ DA ESCOLA ÂNGELA COSTA CAMPOS.FOI TRABALHADO  A BIOGRAFIA DO LUIZ GONZAGA COMO FONTE DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA,ONDE OS ALUNOS FIZERAM LEITURAS DE TEXTOS VINDOS DE JORNAIS,REVISTA, CORDÉIS ETC.REALIZARAM TAMBÉM OS DESENHOS BASEADOS NAS LEITURAS.OUVIRAM AS MUSICAS DO LUIZ GONZAGA ONDE PUDERAM EXERCITAR AS RIMAS PRESENTE NOS CORDÉIS.TRABALHO REALIZADO POR MIM PROFESSORA URANIA  ALVES. 










FOLCLORE NO ANEXO



A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica  coreografada originária da Europa.
A coreografia  desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrario, destrançando as fitas.O s alunos da Escola Dr.Carlos Alberto-Anexo apresentaram na última quinta-feira dia 23/08 um belíssimo trabalho interdisciplinar onde envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Matemática,História e Geografia. Foi usada a linguagem oral televisa,onde os alunos apresentaram através da representação do jornal falado juntamente com a dramatização e dança.PARABÉNS Á TODOS QUE CONTRIBUIRIAM PARA O SUCESSO DAS ATIVIDADES. 
*PROFESSORES: CRISTIANE LIMA,MORGANIA ,ROBERTO JUNIOR E URANIA ALVES.
* TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE
                                                    SUCESSO SEMPRE!!!!!!!!!!!










Avaliação Digital vem ai!!!!



A Escola Ângela Costa Campos vem incentivando a cada dia  os alunos a inclusão digital.Nesta semana tivemos encontro no laboratório de informática juntamente com o instrutor Cesar onde buscou-se a preparação para o uso do programa JCLIK que acontecerá ainda este mês de agosto nas escolas municipais de Pacatuba.

alunos do 6ºano-manhã




FOLCLORE BRASILEIRO NO MOSAICO


     Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. A Escola Ângela Costa Campos desenvolveu atividades voltadas para a interdisciplinariedade,buscando envolver os alunos da escola em diversos segmentos para alcançarmos uma aprendizagem satisfatória.Eis umas fotos de um trabalho realizado a criação do mosaico com os personagens   do folclore brasileiro. 









sábado, 18 de agosto de 2012



Ação do projeto leitura e escrita:produzindo os 

mais variados gêneros textuais com função 

                                      social


ALUNOS DA ESCOLA Dr. CARLOS ALBERTO -ANEXO
REALIZANDO MAIS UMA ATIVIDADE COM AUXILIO DO JORNAL IMPRESSO,REFERENTE  AS FIGURAS DE LINGUAGEM.





 A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos.A leitura é uma delas. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

    A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.Deste modo, pensar, conhecer, saber, intuir e ousar são as mais recentes palavras que devem  dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade. 

Para tanto deve-se observar também a forma, o comportamento do professor no processo  de motivação:



   [...] não consiste em que o professor diga: Fantástico! Vamos  ler! Mas que elas mesmas o digam ou pensem. Isso se consegue planejando bem a tarefa de leitura e selecionando com critério os materiais que nela serão trabalhados, tomando decisões sobre as ajudas prévias de que alguns alunos possam necessitar evitando situações de concorrência [...] e promovendo, sempre que possível, aquelas situações que abordem contextos de uso real, incentivem o gosto pela leitura  e façam o leitor avançar em seu próprio ritmo para ir elaborando sua própria interpretação – situações de leitura silenciosa [...] (KRIEGL, 2002)

        Sendo assim para falar em Educação como instrumento de ação reflexiva é preciso falar da importância da leitura na Educação. Importante porque a leitura como instrumento proporciona melhoria da condição social e humana.

                         




quarta-feira, 1 de agosto de 2012



PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais  esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que  adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.





                                           Sejam bem vindos!!!