Os gêneros textuais vêm sendo defendidos como uma boa ferramenta para o
ensino de línguas, pois os mesmos possibilitam que os educandos tenham contato com
diferentes tipos de textos e formas de expressão da linguagem, o gênero história em quadrinho
foi elegido por ser um gênero que , na sua grande maioria, é bastante apreciado pelo
público infanto-juvenil.No ensino de línguas, é importante que o educando tenha contato com os mais
variados tipos de textos e gêneros, e que saibam que estes podem ser organizados de
diferentes formas na língua, a depender do que se pretende emitir com o uso dos mesmos,
como trata o PCN:
Os textos organizam-se sempre dentro de certas restrições de natureza
temática, composicional e estilística, que os caracterizam como pertencentes
a este ou àquele gênero. Desse modo, a noção de gênero, cosntitutiva do
texto, precisa ser tomada como objeto de ensino. Nessa perspectiva, é
necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e
gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo
fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de
diferentes formas. (PCN, 1998, p.23)
essencial analisar no momento da escolha do gênero ao qual se quer trabalhar: quem estará
falando, para quem se destinará o enunciado, qual o principal objetivo e qual o tema do
texto.Não podemos deixar de falar sobre os aspectos a serem visto com a atividade voltada para a produção das historias em quadrinhos:
Funcionalidade;
Intencionalidade;
Domínio ao qual está inserido;
Suporte ao qual está fixado;
Como se estrutura;
Elementos linguísticos presentes.
Vejamos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos da ESCOLA Dr. CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA PONTE.DIVIDIMOS EM:VALOR DO MÊS- MARÇO-FRATERNIDADE,INTERDISCIPLINARIEDADE-FILME:AS AVENTURAS DE PI E JESUS FILHO DE DEUS(PÁSCOA)
VALEU GALERA!!!!!!